Devocional - Salmos 14 - Corrupção e Salvação
Salmos 14
Corrupção e salvação
De Davi. Ao regente do coro.
1 Os tolos pensam assim: “Para mim, Deus não tem importância.” Todos são corruptos e as coisas que eles fazem são nojentas; não há uma só pessoa que faça o bem.
2 Lá do céu o Senhor Deus olha para a humanidade a fim de ver se existe alguém que tenha juízo, se existe uma só pessoa que o adore.
3 Mas todos se desviaram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa.
4 O Senhor pergunta: “Será que toda essa gente má não entende nada? Eles vivem explorando o meu povo e não oram a mim.”
5 Mas eles vão tremer de medo porque Deus está do lado daqueles que lhe obedecem.
6 Os maus fazem com que fracassem as esperanças dos necessitados, mas estes são protegidos pelo Senhor.
7 Queira Deus que de Jerusalém venha a vitória para Israel! Como ficarão felizes e alegres os descendentes de Jacó quando o Senhor fizer com que eles prosperem de novo!
Graça e paz!
Olhando para esse texto, vejo que os anseios que tenho nos meus dias são herdados dos meus antepassados há milhares de anos. De fato, a corrupção humana é nojenta, fruto do egoísmo e da ganância do coração do homem que ama o pecado.
Mas tem um segundo ponto que preciso considerar, o autor desse salmo que é nada mais nada menos que o grande rei Davi, considera uma tolice o desprezo que muitos tem a respeito de Deus pois, d'Ele vem toda a boa moral humana, isso é tão poderoso que quando ele se manifestou em carne pela pessoa de Jesus o Messias, iniciou-se uma diferente era na história, onde o evangelho do amor, da graça, do arrependimento e da salvação mudou o coração egoísta e ganancioso do homem que recebe de peito aberto a mensagem das boas novas de Cristo, guardando e praticando seus ensinamentos.
Realmente é uma tolice ter uma vida inconsequente que traz resultados implacáveis diante da lei da semeadura, onde que pela ganância a exploração do mais pobre parece vantajoso, os resultados de tudo isso é uma vida cheia de ansiedades, medos e vazios impreenchíveis.
Por isso compreendo o pensamento do autor argumentando que uma vida sem Deus é uma tolice, sim é uma tolice, Jesus é aquele que preenche o vazio do coração humano, onde mesmo que saturado de prazer, sem Jesus nada faz sentido, tudo é vaidade e por isso que o autor diz que o Senhor é a proteção daqueles que nele esperam, pois verdadeiramente em Cristo temos uma esperança viva mediante a fé que carregamos conosco na vitória da ressureição na cruz e no dia do Senhor, onde receberemos nosso galardão que é a eternidade e os ímpios o juízo.
Sim de fato tremerão de medo diante do Todo Poderoso que no dia derramará sua justiça.
Fique com Deus!
Pb. Eduardo Souza
Comentários
Postar um comentário